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Quer estar no topo da preferência do seu público?

Quer estar no topo da preferência do seu público?
Jacque Longhi
jun. 22 - 5 min de leitura
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Posicionamento é uma das tarefas fundamentais e prioritárias de qualquer esforço de Marketing.  É a respeito do "espaço mental" que uma marca ocupa na mente do consumidor, espaço esse de destaque sob aspectos que ele valoriza. 

É você ser tão enfático e consistente de tal forma que quando ouvirem "aquela palavra " vão lembrar de você.  Para ter um bom posicionamento, precisa ter congruência entre o que você comunica com a forma como o mercado te percebe.

Leia esse post se você quiser estar na preferência do seu público e veja os caminhos para isso.

Ter definida uma estratégia de posicionamento definida fortalece a perceção dos seus clientes, melhora continuamente sua comunicação , estratégia de preço e  abordagem de vendas, impactando seus resultados.

 

Como seu potencial cliente irá considerar sua solução como opção de compra se ele não tiver nenhum referencial claro?

Um exemplo simples: Muitas pessoas, quando precisam comprar sabão em pó, pensam em OMO, por mais que no final das contas, não seja essa a marca comprada. Não é verdade?

Esta é uma marca forte que soube ocupar bem a mente do consumidor na categoria “sabão em pó”. Ela é líder e todas as outras são seguidoras, que para vender usam atributos comparativos e de diferenciação.

Se você presta serviços como advogado, por exemplo, sendo que na advocacia há inúmeras áreas de atuação, como o direito tributário, internacional, familiar, criminal, etc. Como seu potencial cliente irá saber que pode te procurar se você simplesmente se classifica como advogado?

Esse é o típico posicionamento fraco, que fica disperso e causa problema nas vendas.

 Ora , se seu posicionamento não está muito claro, concorda que o público que está pesquisando na internet por uma solução que seja a sua, não chegará fácil ao seu contato ?

É pouco provável que te considere como uma opção na sua busca por soluções. 

 

O que fazer se sua marca tiver um posicionamento fraco?

Algumas maneiras de solucionar esse problema é  você mesmo, como dono do negócio, ter clareza de qual lugar você pode ocupar na mente do seu cliente. 

Use um mapa de posicionamento onde você coloca todos os elementos em uma matriz para avaliar todos os atributos importantes para seu cliente e seu mercado.

 

Vou elencar algumas perguntas-chave que poderão te ajudar:

1. Que tipo de problema você o ajuda a resolver?

2. O que seu cliente valoriza? Se seu segmento for da alimentação, qual  atributo mais importante para ele. Preço ou Sabor? Preço ou diversificação? 

3. Procure por concorrentes que estejam já melhor posicionados e faça uma pesquisa de como eles se expõem ao seu público. Isso é chamado Benchmarking, no Marketing. Uma das máximas no Livro “ A arte da guerra” de Sun Tsu é você conhecer “seus inimigos”.

Não estou dizendo que a concorrência seja inimiga, na verdade concorrência é boa. Força o mercado a evoluir, ser criativo, inovar e oferecer cada vez melhores soluções e condições de compra para o consumidor.

4. Olhe pra si mesmo e para as histórias dos seus clientes com sua marca. Como você os ajudou a superar os problemas que o fizeram te procurar? Pergunte aos seus clientes o por que escolheram seu produto/serviço ao invés de outra opção.

 

Há inúmeras lojas multimarcas de roupas feminina vendendo muitas vezes os mesmos produtos. Como se diferenciar e ocupar um espaço diferente na mente do cliente? Busque e acople na sua comunicação, o que você oferece de diferente que pode ser considerado uma exclusividade da sua marca. 

 

Se sua loja vender roupas da moda para mulheres que gostam de se vestir bem com roupas da moda, ao invés de dizer : Aqui você encontra blusas, vestidos e saias da última moda, diga:

Vista-se bem com roupas de qualidade e com o estilo que te representa.

 

Percebe a diferença? O posicionamento bem definido é mais específico e se comunica diretamente com quem está buscando aquela solução. Isso melhora seus resultados substancialmente ao longo do tempo.

 

Lembrando que é necessário comunicar sempre esse posicionamento em todos os pontos de contato com seus clientes e das mais diversas formas. No atendimento, na sua apresentação de vendas,  na fachada do seu estabelecimento, na identidade visual da sua marca, no site e nas redes sociais.

 

Posicionamento forte não se constrói do dia pra noite, basta estudar um pouco as marcas de sucesso para entender. Exatamente por isso é altamente recomendável profissionais especializados para te ajudar com isso e evitar incongruências, afinal é a construção da sua marca.

O importante é saber que vale a pena se consolidar melhorando cada vez mais a quantidade de pessoas impactadas por suas soluções , aumentando a qualidade da sua entrega e construindo novas histórias com seu negócio.

 

Agora que você já sabe melhor sobre posicionamento de marca, sua importância e impactos, me diz, seu posicionamento está claro para você mesmo e seus clientes? No que mais eu posso te ajudar nesta tarefa?

 

Até logo!

Jacquelline Longhi
 

 


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