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Quanto cobrar pelo seu produto?

Quanto cobrar pelo seu produto?

Essa é uma pergunta que em algum momento será feita logo que você começar a produzir seus conteúdos. Sem dúvida é uma das mais importantes porque vai determinar o quanto de unidade de produto se deve vender para alcançar as metas financeiras.

Para  definir o preço para o  produto alguns fatores devem ser levados em consideração como o tipo de entrega, a sua persona, a exclusividade do seu produto, que solução oferece,  o mercado e claro os seus custos.

No mercado digital de infoprodutos, 99% dos produtos são oferecidos tendo como base o valor final 7, ou seja R$ 7,00, R$ 17, R$ 97, R$ 997,00, R$ 2997,00 e assim por diante, isso pode ser observado também no mercado americano nas plataformas como JVzoo ou Clickbank ou Warriorplus que são as maiores do mercado gringo.

Valor 7 está relacionado a uma ancoragem de psicologia de preço em um estudo feito por  Amos Tversky e Daniel Kahneman, que descobriu que esse valor estabelece uma relação inconsciente para o consumo.

Levando em consideração esse dado vamos começar a tratar agora sobre os tipos de produto, dentro de uma estratégia de lançamento por formação de autoridade que  estabelece uma visualização escalonada do quanto cobrar.

 

Tipos de produto e quanto cobrar

 

1️⃣No Brain - Produto que vai estabelecer o seu posicionamento de solução no mercado, esse produto te apresenta ao mercado digital, é a sua proposição intelectual.

Tem como características ser genérico, mas profundo e deve apresentar uma solução real para o público que você quer impactar.

Excelente para criar autoridade por isso deve ser elaborado com o seu melhor

Quanto cobrar? Normalmente é um conteúdo gratuito ou de um custo muito baixo.

Pode ser entregue em lives, sequência de vídeos ou um e-Book ou de outra forma que possa impactar o seu público.

O problema desse tipo de produto é que apesar de ser feito com o seu melhor, por ser gratuito, nem sempre é dado o seu devido valor e a qualidade do público que ele atrai é muito baixa.

2️⃣Tripwire - Produto de entrada ,  tem um preço bem barato entre 7 a 47 reais, é uma solução inicial, como a tradução do nome fala é como uma isca ou um gancho para qualificar o público.

Em uma sequência de lançamento pode ser usado como oferta logo após um No Brain .

Se lançado sem o No Brain tende gerar um número menor de leads, porém mais qualificados, o que não quer dizer melhores, pois a qualificação de um lead não é definida somente por ele ser ou não comprador, mas pelo estágio do funil em que ele se encontra.

O Ponto fraco desse produto é que ele não funciona bem para leads ainda muito “crús”.

3️⃣Penny Product - São produtos da faixa entre 47 e 97 reais, são um excelente qualificadores de público.

A Palavra Penny significa algo como centavos por que o efeito psicológico que esse preço produz na mente de seu lead é de que  é barato, é pagável, mas já tem um custo. 

A Solução apresentada por esse tipo de produto deve ser de muita qualidade, e um pouco menos genérica.

Um exemplo no nicho de Ganhar Dinheiro Online, falar sobre estratégias de venda produtos na Internet de forma prática

4️⃣Regular Product - A faixa de preço desse tipo de produto é entre 97 a 497 reais, são produtos densos e mais específicos,são uma solução real e prática que definirão o estágio alto do processo de transformação de um lead.

Esse são produtos podem estar na esteira de lançamento de forma perpétua e normalmente, os leads qualificados e prontos para uma solução definitiva estarão dispostos a investir.

Para sucesso nas vendas o expert, precisa autoridade, e pelo menos um No brain de muita qualidade e com uma solução específica.

O preço final será regulado pela autoridade do expert, profundidade do conteúdo, solução oferecida e aqui começa a se tornar um pouco mais exclusivo, mas só um pouco pois é para leads que já sabem o que querem e já conhecem de alguma maneira o expert

 

5️⃣High Ticket - Produtos com ticket entre 497 reais a 1997, são produtos de ticket alto, normalmente tem solução bem específica e com uma certa raridade.

Essa raridade pode ser definida pela oferta da solução no mercado ou pela autoridade do expert.

Pela natureza de seu preço , os High Tickets devem apresentar uma qualidade de conteúdo extremamente diferenciada e ser entregue de em diversos formatos como vídeos, aulas ao vivo, áudios e apostilas ao mesmo tempo.

6️⃣Exclusive - Não há limite máximo de preço para esse tipo de produto, mas deve haver um mínimo por isso algo a partir de 1997 reais deve ser o piso de produtos como esse.

Esse tipo de produto deve ser para poucos e a sua solução é muito , mas muito exclusiva e nichada.

As Mentorias individuais, , as mentorias de pequenos grupos, demanda muita autoridade para o expert, pois ele deve ser uma referência, é talvez o estágio mais alto que um expert pode alcançar.

Conclusão

Para estabelecer uma estratégia correta de preço você vai precisar definir que caminho percorrer baseado em sua historia e nível de autoridade , mas o primeiro passo é a criação de seu No brain, no Brasil é chamado de Isca Digital e é a partir daí que a sua caminhada começa.

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