Vivendo de Conhecimento
Vivendo de Conhecimento
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por que ressignificar processos traumáticos?

Por que ressignificar processos traumáticos?
Meggy Batista
jun. 24 - 2 min de leitura
010

Já percebeu que em determinado momento da vida as coisas param, não fluem, tudo vira de cabeça pra baixo, mesmo você buscando toda ajuda do mundo para elevar sua produtividade? Pode ser que as respostas estejam no seu passado, em fatos que você simplesmente guardou (debaixo de um grosso tapete) para resolver depois. 

Talvez seja hora de limpar essa sujeira. Segundo o dicionário, a palavra "ressignificar" significa dar novo sentido a algo ou alguém, atribuir um novo significado. Mas para darmos um novo significado a alguma coisa precisamos primeiro entender, ter clareza, que algo não está muito certo e precisa ser muito bem trabalhado.

Temos várias crenças que nos paralisam porque somos fruto do meio que fomos criados e de nossas escolhas. Essas crenças nos levam a adquirir várias maneiras de pensar e sentir, dando valor de verdade para vários pensamentos e emoções que não deveriam nem existir.

O maior exemplo disso é o sentimento de não merecimento, que nos faz perder o que construímos,  minar projetos, sabotar relacionamentos e nos leva a não terminar o que começamos ou desistir de tudo que nos trará benefícios de vida, simplesmente por acharmos que não somos merecedores de todo bem debaixo do céu.

Isso tudo aconteceu lá atrás, em algum momento da sua vida, quando alguém disse alguma coisa pra você que fez você acreditar que não valia a pena, e vou mais longe ainda, alguém abusou de você fisicamente ou moralmente, deixando em você uma marca que o fez parar de acreditar em você, gerando culpa, raiva e muita dor (fisica ou emocional).

Na natureza também acontece isso, você sabia que existe uma flor muito delicada, chamada Ylang Ylang, que exala um aroma exótico e marcante, mesmo quando machucada, capaz de trazer conforto na dor da alma? É esse tipo de ressignificação que devemos procurar para a dor que nos consome.

Lembre-se que suas emoções guiam suas atitudes. É preciso mandar as emoções para a escola e mudar os padrões de pensamento. Você pode até fazer isso sozinho, mas é muito mais difícil, pedir ajuda é importante nesse processo, será necessário baixar a guarda e a blindagem emocional e buscar apoio em pessoas que possam te auxiliar, uma comunidade segura!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você