Os mais vividos, pra não dizer "antigos", lembram muito bem desse sucesso de 1986, dos Titãs.
Confesso que desde que ouvi a música "Polícia" no auge dos meus 11 anos, nunca entendi muito bem se a crítica àquela instituição era uma afirmação ou uma pergunta, por isso fiz a referência ao sinal de pontuação. (Se você tem essa resposta, não deixe comentar! Por favor!)
Independente das experiências que vieram à tona sobre essa questão, a verdade é que as instituições de segurança, públicas ou privadas, estão se adaptando também às tendências do marketing offline e digital, porque compreenderam que fazem parte dessa sociedade em evolução.
Os autores do livro Marketing 4.0, Iwan Setiawan e Philip Kotler, observaram a transição da característica vertical e exclusiva de grandes empresas para a tendência horizontal e inclusiva das fortes comunidades.
O que isso tem a ver com a POLÍCIA e a SEGURANÇA?
TUDO! Tudo está intimamente relacionado com a forma como se administra e se cria novas estratégias (soluções) de interação com indivíduos, comunidades e grandes massas. As demandas atuais para esse tipo de serviço são cada vez mais peculiares, que exigem inovação e criatividade.
Para deixar mais claro, atente como os órgãos policiais interagiam antigamente: atividades direcionadas apenas para criminosos; não sabíamos quem eram os respectivos gestores; as promoções de suas ações eram pontuais (apenas repressão); a prestação de contas nem se ouvia falar; nem havia onde recorrer a possiveis direitos...
Podemos ainda citar: o policial que você conhecia um dia, não era o mesmo uma semana depois em virtude da alta rotatividade nas funções; as soluções eram planejadas do superior para o subordinado, o cidadão não era ouvido; e por aí vão outras...
Essas são características que definiram a verticalização e a exclusividade dos próprios mercados da época.
Daí surge a pergunta: aonde você quer chegar, João?
Ah! Por certo, a indagação mais pertinente seria: "aonde a SEGURANÇA quer chegar"?
Sim, ela quer chegar ao mesmo ponto onde as tendências do marketing estão nos levando: à horizontalização e à inclusão de processo de tomada de decisão e de gestão do conhecimento para melhores soluções para o cidadão e para a comunidade!
Com isso, destacamos as seguintes tendências na SEGURANÇA PÚBLICA: maior compartilhamento de informações sobre segurança; atividades direcionadas às comunidades; gestores e operadores participativos em audiências públicas e reuniões comunitárias; ações promovidas amplamente (prevenção e repressão); prestação de contas periódicas; presença nas redes sociais apresentando resultados e balanços continuamente; soluções são discutidas com os interessados; profissionais desenvolvem um trabalho mais duradouro; entre outros...
As mudanças estão apenas começando e se pudermos considerar que antes "polícia para quem precisa" era uma pergunta complexa, hoje ela é uma afirmação simples para participação e qualidade de vida!
Nas próximas oportunidades comentarei sobre tendências da seguranca pública, segurança privada, segurança pessoal e assuntos relacionados!
Até breve!