Vivendo de Conhecimento
Vivendo de Conhecimento
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O BOOM DA ASSIMILAÇÃO

O BOOM DA ASSIMILAÇÃO
João Oliveira
jul. 5 - 3 min de leitura
020

Não sei se eu já contei, mas eu curto demais assistir filmes…

A propósito, gostaria aqui de indicar o filme Golpe Duplo, com o ator Will Smith…

Você já assistiu? Ótimo… Se ainda não, corre lá que tem tudo a ver com o tema de hoje!

Para começar, é sobre a ASSIMILAÇÃO, o primeiro A dos 5As de KOTLER, em MARKETING 4.0.

No filme que mencionamos, ocorre muita “ASSIMILAÇÃO” para que determinados “golpes” aconteçam… Sacou a ideia? Bora lá!

Antes, façamos um pequeno exercício mental… Pense em dois tipos de locais e suas muitas possibilidades... uma avenida movimentada ou um bairro isolado… Imagine o que você quiser nesses ambientes... do sossego à agitação, da segurança à insegurança, do período diurno ao noturno, rotina normal ou manifestações… Pare e olhe à volta desse cenário de sua criação...

Pois bem… em qual deles você visualizou uma viatura policial? 

Geralmente costumamos lembrar dos órgãos de SEGURANÇA quando estamos vulneráveis quer em áreas isoladas, quer em áreas de grande perturbação, quer relembrando experiências negativas. Enfim, quando nos sentimos em perigo… (Isso é um tipo de ASSIMILAÇÃO de cunho pessoal!)

Quando há crimes ou violências acontecendo à nossa volta ou presenciada nas mídias sociais, existe uma grande exposição a uma lista de marcas (órgãos de SEGURANÇA) como governo, bombeiros, policiais civis e militares, guardas municipais, etc.

Na prática, existe um MARKETING das marcas por todos os lados que você consome e nem percebe. E sempre que você se depara ou sente medo, provavelmente é delas que você se lembrará. (Aqui temos um tipo de ASSIMILAÇÃO externa… chuva de marcas na sua cabeça…)

E quando está tudo bem, às mil maravilhas? Ninguém nem fala que existe a POLÍCIA, não é? A menos, é claro, que seu grupo de amigos ou familiares faça um comentário sobre um acontecimento ou uma ocorrência… aí entra a opinião da marca por outros clientes (amigos/familiares). Você aprende sobre a marca (órgão de SEGURANÇA) com seus pares… (Essa é uma ASSIMILAÇÃO por meio de outros, por uma comunidade!)

Assim, pelo “boom” dos três formas de ASSIMILAÇÃO, nós temos acesso à marca da segurança pública e da segurança privada… e começamos a construir um caminho, uma jornada da ASSIMILAÇÃO à APOLOGIA… Ou seja, até nos posicionarmos como defensores ou críticos da marca…

Por fim, agora está explicado a necessidade dos dois artigos anteriores necessários à continuidade dessa série… “O DESAFIO DA APOLOGIA” é aonde pretendemos chegar ao final da jornada e “A ZONA POE DA SEGURANÇA” mostra como influenciamos e somos influenciados durante ela.

Se você ainda não leu esses artigos, ainda dá tempo para os próximos capítulos!

Espero que você tenha gostado. Nos vemos em breve!!!

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você