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Hacks do Marketing Digital - A Dança dos números

Hacks do Marketing Digital - A Dança dos números
Eclésio Filho
ago. 23 - 4 min de leitura
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Quem não mede , não gerencia já dizia W. Edwards Demming, o famoso estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor americano. Quando se trata de tráfego seja ele pago ou orgânico essa frase faz muito sentido .

 

É através dos números que é possível avaliar o desempenho de seu trabalho no objetivo final do Marketing Digital que são as vendas. Quando se define o propósito de Viver de Conhecimento, a parte emocional são os conteúdos , mas a parte gerencial são os números.

 

Vou focar um pouco agora em tráfego pago cuja necessidade de gerenciamento é mais evidente que no  orgânico, uma vez que a compra de visitantes envolve investimento financeiro.

 

O Desempenho de seu tráfego precisa ser medido utilizando os dados produzidos nas plataformas, esses dados são chamados de “KPI’s ou “ Key Performance Indicator” traduzindo, indicadores chave de performance, ou desempenho.

 

Vou dividir os KPI’s por função em KPI’s meio e KPI’s Fim,  

 

1️⃣Os KPI’s meio servem como indicadores do desempenho quantitativo de sua campanha 

 

2️⃣KPI’s fim servem como indicadores qualitativos e esses vão definir um dos principais  KPI’s que é o ROAS que significa “ retorno sobre investimento publicitário”

 

O principais KPI’s Meio são


✅CPM - Significa custo por mil impressões, ele indica o preço que irá pagar por cada mil vezes que seu anúncio for impresso.
✅CPC - Custo por clique, mede o preço pago por clique em seu anúncio

✅CTR - É o número de cliques que o seu anúncio recebeu dividido pelo número de impressões.

 

Observe que esses dados  vão medir a quantidade de pessoas que serão impactadas pelos seus anúncios, através deles será possível mensurar a probabilidade de gerar ou não vendas mas, sem os KPI’s Fim, os resultados desses dados podem ser enganosos.

 

O que classifico como KPI’s Fim são os que evidenciam os resultados finais baseados nos objetivos de suas campanhas.

 

Toda campanha tem por finalidade o lucro, que é definido pelo que se chama de ROI Positivo, ou quando a receita gerada pela campanha é  maior que o investimento e despesas totais realizados. 

 

Para compor o cálculo que mensura esse objetivo é que existem os principais KPI’s Fim..

 

Antes de falar mais sobre KPI’s Fim vale a pena definir um termo que será usado,

Lead compreendido também como  a parcela do público que se interessou pela sua oferta , seja por um cadastro, ou uma compra iniciada e não concluída ou simplesmente visitou a sua página.

 

Definido o que é lead podemos continuar com  os KpI’s Fim, são eles:

 

✅CPA - Custo por ação - Expressa o custo de uma ação do lead. Essas ações podem ser uma compra, um cadastro ou a ação principal definida no objetivo da campanha,  esse KPI mede, o que se chama no Marketing, de Conversão

 

✅ROAS - Retorno sobre o investimento publicitário - Expressa a Receita menos a despesa em publicidade.

 

Eu considero esses 5 como os principais KPI’s disponíveis nas plataformas de tráfego mas não existem somente eles, há muitos outros como CPL (custo Por Lead), CPA ( Custo Por aquisição ), Tempo de visualização de vídeo e muitos outros que vão estar de acordo com os objetivos individuais de cada campanha.

Conclusão

O Lucro é o principal objetivo de qualquer negócio, e quando se decide Viver de Conhecimento , este passa a ser o produto principal do seu negócio. Lucro é matemática e  o uso correto dos índices é que indicarão como otimizar o seu negócio.



 

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