[ editar artigo]

Gestão de tempo e dos seus papéis

Gestão de tempo e dos seus papéis

Uma das grandes dificuldades que as pessoas que estão no mundo corporativo têm para iniciar um plano B é a “falta de tempo”.

Mas na verdade não é somente falta de tempo, na verdade falta é gestão de tempo.

Para poder fazer uma boa gestão do tempo, e começar a criar seu plano B sem comprometer as outras áreas da sua vida, é imprescindível que se tenha total clareza dos papéis que você desempenha em sua vida e da importância de cada papel nesse dado momento da sua vida.

Eu por exemplo, exerço vários papéis, sou marido, sou pai de 3 filhos, sou funcionário em uma empresa, sou empreendedor em minha microempresa.

Eu preciso cuidar bem de todos esses papéis, não posso sacrificar 1 em função do outro.

Eu preciso saber da importância de cada um, por exemplo, meus filhos são pequenos, 1 menininha linda de 6 anos e 2 meninos gêmeos de 2 anos.

Eu preciso de tempo de qualidade com eles, porque sei que crescem rápido, e minha esposa precisa da minha ajuda nesse momento, então tenho clareza que não dá para eu dedicar muitas horas ao meu plano B, então faço de acordo com minha realidade hoje, pensando no longo prazo, mantendo meu emprego, cuidando da minha família e desenvolvendo aos poucos meu plano B que já vem dando alguns resultados.

Citando um exemplo real disso, recentemente minha esposa tinha ido colocar nossos 2 filhos gêmeos para dormir, eu tinha combinado com ela que antes de ir dormir eu iria adiantar alguns pontos de um projeto que estou criando, pois hoje estou envolvido em vários projetos que estão tomando bastante tempo.

A minha filha de 6 anos me chamou para assistir um filme com ela, chamado o livro mágico, falei para ela que assim que terminasse aquele trabalho eu iria assistir, ela me respondeu com a maior inocência: Pai, esse trabalho é importante né, quando você acabar então você assiste comigo?

Na hora senti o coração apertado, não pensei duas vezes, fechei a tela do notbook, abracei ela e falei assim: Filha, nada é mais importante para mim do que ficar com você.

Então fomos para a sala e assisti o filme abraçado com ela.

Aquilo que eu precisava fazer que era tão importante, eu fiz no dia seguinte enquanto ela estava dormindo, e sei que com isso criei uma herança emocional positiva na cabecinha dela.

Quantas pessoas que nós conhecemos que hoje se arrependem de não ter curtido os filhos enquanto eram pequenos, e hoje já estão crescidos, ou quantos casamentos terminados porque a pessoa só se dedicou ao trabalho e perdeu a intimidade com a esposa?

É muito importante que se tenha clareza dos papéis, porque não adianta eu chegar do trabalho cheio de boas intenções com o plano B, e ficar até a hora de dormir trabalhando, criando, mas com isso eu perder a intimidade com a minha família, não faz sentido.

O meu trabalho é importante, mas a minha família é essencial!

Tenha clareza dos papéis que você exerce, e cuide muito bem deles para lá na frente você desfrutar do seu plano B ao lado de quem você ama.

TAGS

familia

Vivendo de Conhecimento
Ler conteúdo completo
Indicados para você