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Como construir uma máquina de crescimento.

Como construir uma máquina de crescimento.
Jacque Longhi
jul. 31 - 6 min de leitura
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Outro dia eu estava lendo o manual do meu carro e encontrei uma página sobre o uso do tipo de combustível.

Meu carro é flex mas percebi que toda vez que eu usava álcool ao invés de gasolina, o carro tinha problemas na ligação. 

Por isso tive que ler o manual.  (ninguém gosta de ficar lendo manuais..rs. 

Sabe aquelas resistências que temos a algo novo?

Mas o que me chamou a atenção foi a informação de que até 1000 KM eu não poderia ultrapassar 110 Km /hora . Provavelmente porque gera sobrecarga e pode causar uma pane no sistema …

 

O desempenho máximo desse carro (Renault Logan) só consegue ser aproveitado quando ultrapassar 3 Mil KM rodado.

O MESMO EM NOSSA VIDA E NOS NEGÓCIOS.

Ao ler esse manual, fiquei pensando em como se leva tempo, para se atingir o máximo potencial de uma máquina e que na vida e nos negócios não é diferente.

Imagine um bebê não leva 9 meses para se desenvolver na barriga de sua mãe, e só depois desse tempo está totalmente pronto pra nascer?

Então não adianta ansiedades e querer correr mais que suas pernas alcançam. Claro, correr e não parar é importante , mas entenda que crescimento está relacionado ao seu próximo passo.

 Outro ponto é que para crescer precisar ter uma estrutura mínima preparada. Assim é o alicerce de uma casa ou prédio, que dependendo de quantos andares for ter, precisa de alicerces diferentes para suportar a estrutura que irá receber.

Tome como exemplo nosso próprio ser. Imagine se nossas pernas continuassem do mesmo tamanho de quando nasceu, como suportaria as outras partes do corpo humano desenvolvido?😳 Seria uma aberração. 

E as empresas que já estão há alguns anos em operação, o que devem fazer para não ficar sempre batendo o mesmo teto de faturamento e crescer?

Cada caso tem sua realidade. Convido você , caro leitor, a se questionar.

Qual o teu próximo nível para considerar que está crescendo????

O dinheiro não dorme, quem possui um negócio precisa pensar na sustentabilidade dele e no impacto de sua existência.

 

O Crescimento é o oxigênio da empresa. Se não tiver crescimento e se não for sustentável , não atrair e reter talentos, isso não acontece.

Eric Santos – CEO da Resultados Digitais

O resultado do não crescimento, é a estagnação ou falência.

O primeiro passo para se considerar a construção de uma máquina de crescimento é a previsibilidade.

 

O QUE É uma máquina previsível?

É uma máquina que sei como é o funcionamento dela.

A  imagem acima é do dashboard da máquina de vendas de um cliente. software de automação de marketing.

Quantos leads (contatos interessados) você precisa para bater sua meta de vendas?

Com essa informação, você consegue prever melhorias e ações para fazer com que sua máquina continue funcionando dentro de uma perspectiva de crescimento, você consegue planejar seus recursos mais assertivamente.

 

Ter a Capacidade de preparar o seu negócio e fazer investimento correto dentro do tempo necessário, para o crescimento no tempo esperado.

É como quando você precisa iniciar a construção de uma ponte que liga uma cidade à outra.. Primeiro verifica todos os recursos necessários para a construção .

Tem o pré- planejamento e o período das compras, da chegada do material , de todos os insumos , se houver alguma carência, vai atrasar a obra.

Depois tem a fase da construção dos alicerces. Leva-se tempo porque é algo sério, envolver recursos materiais e humanos.

Do mesmo modo o seu negócio deve ser encarado.

Atualmente o marketing digital é a menina dos olhos de todo empresário, afinal, as pessoas migraram toda a sua atenção para a internet e os recursos que ela traz.

Mas muito embora os jovens da geração Z , dominarem as novas midias, fazer marketing digital que gere resultados de crescimento não é trabalho para amadores.

Campanha de marketing continua envolvendo  conhecimento de negócios, de comportamento de consumo e das necessidades humanas.

Não se pode desconsiderar isto e simplesmente agir no ímpeto, mais ou menos assim;

- “Tive uma ideia!”

Faz umas peças pro facebook e instagram e vamos postar.

Já viu isso?

Sem planejamento e nenhuma análise dos impactos. Se não definir objetivos e indicadores ,como  acompanhar se está crescendo? Qual o indicador de sucesso?

Muitos me falam…

“Ahh Jacque, mas dá muito trabalho fazer, isso é demorado… Tenho outras maneiras menos trabalhosa…

Bem…. O mundo mudou.

Como estão seus resultados? Não tem como conseguir resultados diferentes fazendo as mesmas coisas.

 

Você quer um negócio sério e durável, quer ter uma boa reputação? Quer clientes fieis recorrentes e que indiquem seu produto ou serviço ou só te importa vender uma única vez pra ele?

Para se construir uma máquina de crescimento, além de automatizar ao máximo suas operações e ter processos definidos, é necessário acompanhar indicadores.

Aquilo que não é medido, não se gerencia, já dizia Peter Drucker, grande mestre da Administração.

 

É Possível construir  uma máquina de crescimento previsível, escalável e muito lucrativa,com marketing digital e o uso de ferramentas e recursos, 

O segredo está em acompanhar as medidas abaixo; 

  • VISITANTES OU SEGUIDORES
  •  Número de pessoas impactadas nos meus canais;
  • LEADS 
  • número de pessoas que deixaram seu contato com minha empresa;
  • LEADS OU CONTATOS QUALIFICADOS
  • Quantos desses contatos foram qualificados  tem perfil para ser um comprador?
  • VENDAS
  • Quantas vendas minha empresa conseguiu efetivar de todos que nos contactaram?
  • CANAIS 
  • Essa informação é fundamental para otimizar os recursos.

No ambiente digital,  diferente de antigamente, tudo é mensurável com alta capacidade de alterações. Não é a toa as histórias de  empresas que nasceram digitais e que em pouco tempo faturam alguns milhões de reais . (AMAZON,Uber, AirBNB, SPOTFI, etc).

Agora me conta, você quer construir ou já está construindo sua maquina de crescimento? Que dificuldades encontra nesse caminho?

 

Um abraço e bons negócios

Jacquelline Longhi


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