Infelizmente, conheço pessoas que tiveram a experiência negativa de pedir socorro aos órgãos públicos de segurança pública e não conseguiram (ou conseguiram bem depois) pelos canais convencionais de emergência.
Confesso: É DESESPERADOR!!!
Você já sentiu muito medo ou desejou tanto ajudar alguém, mas não teve apoio? Você poderia nos contar um pouco nos comentários?
Na verdade, a maioria dessas situações são causadas por gargalos entre o pedido de socorro e a ajuda requerida. Existe uma desconexão entre o cidadão (consumidor) e o respectivo órgão público (prestador de serviço). A instituição não consegue (por n-fatores) acompanhar as informações fornecidas pelo solicitante.
Por certo, volto a considerar que possíveis soluções estão evidentes em tendências e estratégias de marketing em mercados mundo afora. Nesse contexto, destaco o marketing onicanal (ominichannel).
O nome soa um tanto diferente, mas acredite... FUNCIONA!!!
Kothler, em Marketing 4.0, descreve o marketing onicanal como uma estratégia para obter e utilizar as informações (conexões) online e offline, integradas, para uma experiência positiva com o cliente, ou comunidade. Assim, independente das fontes, o onicanal conduzirá o cliente à solução da sua necessidade, da sua dor!
A adaptação para essa nova realidade não é fácil, demanda tempo e exige a persistência de clientes e empresas.
Na segurança pública, o marketing onicanal é encontrada nas ações de proteção, chamadas de atendimento e denúncia por meios de canais online e offline. São as delegacias eletrônicas, grupos de Whatsapp e Telegram, por exemplo.
Essas estratégias são pontos de contatos online integrados a serviços offline que levam o cidadão à experiência da satisfação, sensação de segurança e qualidade de vida.
No Distrito Federal, em 2019 (jan-set), a Delegacia Eletrônica registrou quase 30% do total de ocorrências. No mesmo período, os grupos de Whatsapp receberam mais de 2.500 denúncias envolvendo tráfico de drogas, maus tratos de animais e roubo.
Além de auxiliar com informações que antes eram repassadas somente pelos números de emergência, ou nem eram possíveis como fotos, vídeos, localização GPS e áudios. Sem dúvida, ajudando muito na solução das ocorrências.
Por fim, a utilização do marketing onicanal podem contribuir para análises preditivas das informações obtidas e resultar em estratégias de policiamento adequado para as demandas de patrulhamento preventivo e repressivo imediato.
Certamente em seu município ou bairro há canais de contato para sua segurança, com acesso gratuito para você se comunicar.
Isso vai ajudar você!