Vivendo de Conhecimento
Vivendo de Conhecimento
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A busca da excelência

A busca da excelência
Rodrigo Ferreira Santos
ago. 7 - 3 min de leitura
020

 Certa vez fui forçado a fazer e pagar por um curso denominado: "Gestão pela Qualidade". Eu não sabia onde estava me "metendo". GRAÇAS A DEUS, EU FUI!

Mesmo indignado com a situação, encarei como uma oportunidade e literalmente paguei pra ver o que o Universo está me proporcionado ... 

Enfim, fui infectado com o Vírus da Qualidade!

Aprendi coisas do tipo Kaizen (melhoria contínua), ferramentas da qualidade e, entre tantas outras coisas, gerei a compreensão que Excelência e Perfeição são sinônimos. Ou seja, coisas que buscamos e sabemos que nunca vamos atingir, mas que se não buscarmos constantemente ficaremos para trás (em todas as situações e coisas que fizer).

Nesse "despertar" para a Excelência encontrei muitas metodologias e formas de auxiliar tanto na melhoria da minha vida, das pessoas ao meu redor, como de organizações dos mais variados seguimentos.

Fui apresentado a diversas entidades, especialmente, fundações voltadas para o desenvolvimento da Excelência nas organizações. Em resumo, tenho orgulho de dizer que há 17 anos sou avaliador VOLUNTÁRIO de sistemas de Gestão pela Qualidade seguindo como base o considerado "melhor modelo de gestão do mundo".

Você sabe qual é e de onde?

Acredite. Tenho muito orgulho porque é o modelo de gestão Brasileiro o considerado "melhor do mundo"!

Com tudo isso, como buscar a tão sonhada Perfeição ou Excelência?

Acredito que podemos seguir alguns passos:

1- Saber que não existe um fim, mas um caminho a ser percorrido. Excelência é algo que se busca, não é algo que se alcança!

2- Precisa ter muita AÇÃO! Ficar só estudando não vai ajudar muito. Vá, faça acontecer.

3- Ajuste as ações no caminho. Você não sabe o que vai encontrar, pode até imaginar, mas só saberá quando cruzar pelo caminho. Então, planeje momentos para os ajustes nas ações durante a execução.

4- Faça de coração. Seja Voluntário. Faça coisas de graça. O Caminho do voluntariado me levou a um patamar de conhecimento que nenhum curso pago traria, me deu a possibilidade de conhecer a fundo organizações de vários segmentos e portes, de vários cantos do país.

5- Siga a dica anterior sem a pretensão de ganhos absurdos de $$$$. Tudo que você faz volta para você em dobro. Se você fizer o bem receberá o bem. Faça para aprender, faça porque você ama fazer e as portas se abrirão.

6- Leve mais pessoas para o seu lado. Convide pessoas a fazer parte de um movimento em busca de algo melhor.

7- Comemore suas vitórias e aprendizados. Crie seus Motivos para as Ações necessárias. Cada passo é uma vitória (atingindo ou não o objetivo), pois o importante é viver o momento e aprender com tudo que está a seu redor.

 

Então, se quiser saber como é Ser Excelente, seja a cada dia melhor do que foi no dia anterior! 

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você