[ editar artigo]

Vivendo de Conhecimento: 1 ano em 4 semanas

Vivendo de Conhecimento: 1 ano em 4 semanas

 


 

VENDER CONHECIMENTO = "Dar uma rota rápida para quem não quer gastar anos se especializando em um tema, mas precisa performar bem dentro desse tema" 

Essa foto tosca aí em cima é do quadro branco que tenho no meu escritório. São as resoluções de "Ano Novo" que fiz em janeiro de 2019. Cerca de 6 meses antes, em julho de 2018 eu participei da Turma 38 da Imersão 8Ps e foi lá,  no segundo dia de encontro, que assistindo uma palestra sobre possibilidades de atuação que temos no marketing digital que descobri que queria atuar como "Autoridade Celebridade".

Um posicionamento complexo, que exige muita dedicação, conhecimento, engajamento e visibilidade. Um dos jeitos mais difíceis de se jogar esse jogo, mas era o que eu queria. Ainda é o que eu quero! Foi o chamado que senti no meu coração. A ideia de poder ter um alcance tão grande, comparável ao de uma "celebridade" era tudo que eu precisava para levar pro maior número possível de pessoas conteúdos de apoio para o desenvolvimento de afroempreendedores. Mesmo não sabendo como fazer isso, eu sabia onde queria chegar. 

 

FOLLOW ME

Foi também nessa época que assisti na Netflix um documentário feito por Asri Bendacha, um cara de Dubai, que decidiu percorrer o mundo entrevistando pessoas para descobrir como ser um influenciador digital e conseguir 10.000 seguidores. Eu tinha uma mini agência e fazia gerenciamento de redes sociais para pequenos e micro empresários: clínicas, fabricantes de cosméticos e uma agência de seguros estavam entre meus clientes. 

Nesse modelo de negócio, de mini agência digital, já tinha ficado claro a dificuldade de escala. Além de muito tempo nas ruas fazendo reuniões de vendas, também gastava horas fazendo planejamento e coordenando com uma assistente inúmeros posts diários, stories e vídeos para as redes sociais dos meus clientes.

 

 

No meio de tanta trabalheira, assistir o documentário "Follow Asri" me fez refletir que o alcance digital dos youtubers de conteúdo de entretenimento poderia ser usado para construir algo útil. E a ideia de mostrar essa trajetória "ao vivo" nas redes sociais me pareceu algo que pudesse despertar o interesse da audiência ao falar com sinceridade sobre a minha trajetória. Então batizei a estratégia como "Truman Show" (tá lá no quadro branco também) em referência ao filme de 1998 protagonizado por Jim Carrey. Há algumas semanas descobri com o mestre João Rios que isso se chama "vivência externada".

 

DOAÇÃO & LANÇAMENTOS

Depois de decidir minha meta ambiciosa de "Autoridade Celebridade", tive a chance de fazer uma hora de mentoria, bônus do Imersão 8Ps. Na época estava desenvolvendo um projeto digital para o segmento de beleza e o Fábio Cruz me disse: vou conseguir um link para você entrar em um grupo avançado de infoprodutores, acredito que observar a forma como eles estão atuando possa te ajudar a desenvolver seu projeto. 

Assim fui parar no "Doação & Lançamentos 🚀" do João Rios. Fiquei por lá por mais de um ano! Tímido, observando estratégias que jamais imaginaria e tendo acesso a um conteúdo precioso sem ter que pagar nem um real por isso. Foi lá que recebi o convite para participar do Impulso Digital e o final dessa história você já conheceu no vídeo no início desse texto: meu projeto Preto Digital que ficou empacado por um ano, finalmente foi colocado em prática após apenas quatro semanas aplicando o método Vivendo de Conhecimento!

 

 

 

Vivendo de Conhecimento
Aldine Paiva
Aldine Paiva Seguir

Há 20 anos atuo como jornalista. Atualmente trabalho com marketing digital e agenciamento de influenciadores digitais. Meu propósito é incentivar o desenvolvimento pessoal e o afroempreendedorismo usando mídias sociais.

Ler conteúdo completo
Indicados para você