Vivendo de Conhecimento
Vivendo de Conhecimento
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Vivendo de Conhecimento, Uma Jornada rumo ao Autoconhecimento

Vivendo de Conhecimento, Uma Jornada rumo ao Autoconhecimento
Miguel Zanette
jul. 22 - 3 min de leitura
010

Existem muitos períodos em nossa existência (e eles geralmente acontecem quando menos esperamos), em que somos agraciados com experiências que dentro de sua simplicidade são tão memoráveis quanto transformadoras.

Para mim, ontem se encerrou mais um destes períodos, depois de terminado nosso último encontro do Curso Vivendo de Conhecimento.

Comecei este curso já com uma certa expectativa, pois já conhecia os professores, e não esperava nada menos que algo S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L. E sim, realmente foi-me apresentado um método detalhado, com processos e etapas mais do que bem definidas, com exercícios e desafios a cumprir para atingir meus objetivos.

Mas um exercício em especial me pegou de surpresa, e me levou a uma pequena jornada interna de reflexão e, porque não dizer, de transformação.

O exercício era o seguinte: com o objetivo de descobrirmos os nossos superpoderes, fomos incentivados a perguntar para pessoas próximas quais eram nossos pontos fortes, pontos a melhorar, e assim por diante. A simplicidade das perguntas trouxe respostas rápidas e diretas, e de repente consegui enxergar aquilo que todo mundo via, e que eu ignorava por “não ser bom o bastante”.

As respostas do exercício foram apenas a ponta do iceberg, que me levaram a ir mais a fundo nas crenças de não merecimento, procrastinação e até mesmo da (baixa) autoestima. E assim, como que caçando pelas peças de um quebra-cabeças, várias experiências do passado foram chamadas ao presente, seja porque a lição não havia sido aprendida, seja porque feridas precisavam ser curadas.

Ao fim deste período de estudo e introspecção, percebi que para Viver de Conhecimento, o autoconhecimento é algo mais que fundamental, e o colocar tudo isso em prática é o que faz a diferença não só em nossas vidas, mas também nas vidas daqueles nos são próximos.

Em 4 semanas, além de aprender um método para ensinar o que sei, também tive a oportunidade de fazer as pazes com o passado, e de planejar o futuro com os dois pés bem firmes no presente. Também pude dar valor e comemorar os pequenos avanços que fiz nesta caminhada, pois estas pequenas conquistas tão significativas são deixadas em segundo plano na pressa do dia a dia. E tenho que confessar que estou muito feliz com minha evolução até o momento, o que me motiva a seguir caminhando para ir ainda mais longe.

E assim de forma resumida, esta foi a minha experiência nestas 4 semanas de curso. Caso você tenha lido até aqui, espero que você se sinta inspirado para se permitir fazer uma imersão rumo ao autoconhecimento, e que possa escrever com carinho as páginas dos próximos capítulos de sua vida.

Acho que não tem nada melhor do que terminar um curso com a sensação de não ser mais o mesmo, e com a certeza de que não foi apenas mais um curso.

Muito obrigado ao João e ao Xando, por esta experiência transformadora.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você